Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Sistema Eletrônico de Administração de Conferências?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

A submissão de trabalhos poderá ser realizada pela comunidade científica, incluindo instituições públicas e privadas que desenvolvem ensino, pesquisa e extensão dentro da cadeia produtiva de leite. O Simpósio ainda conta com a colaboração e os trabalhos de pesquisadores das seguintes unidades da Epagri: Estação Experimental de Lages, Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar, Estação Experimental de Canoinhas e Estação Experimental de Campos Novos, extensionistas da Epagri, das UGT com trabalhos desenvolvidos em pecuária de leite. Serão aceitas duas modalidades de trabalhos: resumo expandido e relato de caso, conforme as normas do evento.

Os trabalhos serão recebidos pela comissão organizadora no período de 01 de agosto a 04 de outubro de 2023 até às 23h59min (BRT), ao limite de até três trabalhos por autor principal da Epagri. A aprovação dos resumos e a comunicação aos autores ocorrerão na segunda semana de outubro.

Apresentação de trabalhos científicos e relatos de casos nas áreas temáticas:

-  pastagens e forragicultura;

- produção de bovinos de leite;

- suplementação animal para produção de leite;

- reprodução de bovinos de leite;

- processos biotecnológicos ligado a produção de leite;

- desenvolvimento sustentável da produção de leite;

- humanização da mão-de-obra;

- qualidade do produto;

 

Resumo expandido

1. O espaço nesta categoria será de uma página tamanho A4, em formato Word, idioma português, espaçamento simples, alinhamento justificado e todas as margens com 2,5cm.

2. O título deve apresentar as letras em maiúsculas, com fonte Arial, tamanho 14, alinhamento centralizado.

3. A seguir adicionar o nome dos autores por extenso, usar a fonte tamanho 10, alinhamento centralizado.

4. As filiações deverão estar abaixo dos nomes, centralizadas por extenso e endereço eletrônico para contato do primeiro autor. Deixar uma linha em branco de espaço entre a instituição e a próxima seção.

5. Máximo três (03)páginas, a contar com referências (resumos com mais de três (03) páginas não serão aceitos).

Contribuição para a sociedade: aqui devem ser apresentadas as principais informações do trabalho. O texto tem que ser claro e sucinto. Apresentar de forma breve o contexto, os objetivos, o desenvolvimento e os principais resultados, apontando especialmente para as iniciativas da experiência que podem ser replicadas em outros locais. Nesta seção, ainda vale destacar a importância do seu trabalho e, se o produto está disponível para a sociedade catarinense. A intenção com esta seção é mostrar a importância do trabalho com linguagem acessível a vários públicos. Limite para esta seção é de até 150 palavras.

Todos os elementos textuais devem ser digitados em espaçamento simples, fonte Arial tamanho 11, alinhamento justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo com as seções sendo separadas por uma linha em branco.

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave, necessárias ao sistema de busca e indexação. Não repetir palavras que estejam no título. Separar as palavras-chave por vírgula (,) e finalizar com ponto (.).

Introdução: Deve iniciar uma linha abaixo da seção anterior. Descrever uma visão geral sobre o tema abordado no estudo, com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.

Material e métodos: descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes, etc.). O método deve conter todos os pormenores necessários à repetição da pesquisa de maneira exata. É comum citar o delineamento experimental, os procedimentos específicos e os métodos utilizados para se analisar os resultados. É importante indicar os procedimentos experimentais, como foi composta a amostra, número de repetições e procedimento de coleta de dados, entre outros.


Resultados e discussões: apresentar os principais resultados obtidos com a aplicação da metodologia escolhida na amostra estudada. É importante que se apresentem apenas os resultados necessários para embasar as conclusões. Utilizar tabelas, gráficos e figuras, acompanhados de um texto descritivo dos mesmos. Os resultados devem vir acompanhados dos valores estatísticos de significância e/ou dados qualitativos, para os trabalhos apresentados por pesquisadores. A apresentação dos resultados, juntamente com a discussão, requer uma descrição dos mesmos com uma análise e/ou comparação destes com a literatura especializada. Na discussão se comenta sobre o impacto dos resultados no conhecimento vigente. Se o que foi observado vai ao encontro no que diz à literatura, se traz informações contrárias, se acrescenta ou modifica aquilo que se sabe sobre determinado assunto descrito nas publicações científicas. Por vezes os resultados modificam ou corroboram a literatura de maneira suficiente para que uma nova conclusão possa ser obtida.

Figuras e Tabelas deverão conter suas respectivas chamadas no texto e as mesmas deverão estar presentes logo após primeira chamada ao longo do corpo do trabalho.

Tabelas (normas para construir): usa-se fonte Arial 10 na tabela. As tabelas devem ser numeradas de forma consecutiva (Tabela 1, Tabela 2, etc.) ao longo do texto. Tabelas deverão conter suas respectivas chamadas no texto e estar presentes logo após a primeira chamada ao longo do corpo do trabalho.

Figuras: em formato JPG ou TIFF, com resolução mínima de 300dpi, elas devem estar inseridas no texto.

Conclusão: descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.

SISGEN, Comitê de ética, PLATAFORMA BRASIL: caso necessário.

Referências: citar todas as mencionadas no texto, conforme normas da Revista Agropecuária Catarinense (RAC).

Agradecimento: informar a instituição de fomento/remuneração, ou colaborador do projeto.

O tamanho total do arquivo para submissão na plataforma deve ser menor que 3 MB.

 

Relato de caso

1. O espaço nesta categoria será de uma página tamanho A4, em formato Word, idioma português, espaçamento simples, alinhamento justificado e todas as margens com 2,5cm.

2. O título deve apresentar as letras em maiúsculas, com fonte Arial, tamanho 14, alinhamento centralizado.

3. A seguir adicionar o nome dos autores por extenso, usar a fonte tamanho 10, alinhamento centralizado.

4. As filiações deverão estar abaixo dos nomes, centralizadas por extenso e endereço eletrônico para contato do primeiro autor. Deixar uma linha em branco de espaço entre a instituição e a próxima seção.

5. Máximo três (03) páginas, a contar com referências (resumos com mais de três (03) páginas não serão aceitos).

Contribuição para a sociedade: aqui devem ser apresentadas as principais informações do trabalho. O texto tem que ser claro e sucinto. Apresentar de forma breve o contexto, os objetivos, o desenvolvimento e os principais resultados, apontando especialmente para as iniciativas da experiência que podem ser replicadas em outros locais. Nesta seção, ainda vale destacar a importância do seu trabalho e se o produto está disponível para a sociedade catarinense. A intenção com esta seção é mostrar a importância do trabalho com linguagem acessível a vários públicos. Limite para esta seção é de até 150 palavras.

Todos os elementos textuais devem ser digitados em espaçamento simples, fonte Arial tamanho 11, alinhamento justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo com as seções sendo separadas por uma linha em branco.

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave, necessárias ao sistema de busca e indexação. Não repetir palavras que estejam no título. Separar as palavras-chave por vírgula (,) e finalizar com ponto (.).

Descrição do caso: informar quais os objetivos, métodos de extensão utilizados para a realização do trabalho, bem como os atores envolvidos, o período e o local de execução. Relatar a experiência e inserir fotos/figuras (no máximo uma) quando necessário. Informar o universo (pessoas, instituições, comunidades) da intervenção/observação e demais dados que venham informar ao leitor a pertinência do relato.


Resultados: apresentar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos e sua contribuição. Apresentar, se possível, questionamentos, possíveis soluções ou futuras observações e/ou intervenções. Mencionar a bibliografia citada, conforme normas da Revista Agropecuária Catarinense.

Conclusão: descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do relato de caso.

Apenas para bibliografia citada, conforme normas da Revista Agropecuária Catarinense.

Figuras e Tabelas deverão conter suas respectivas chamadas no texto e deverão estar presentes logo após primeira chamada ao longo do corpo do trabalho.

Tabelas (normas para construir): usa-se fonte Arial 10 na tabela. As tabelas devem ser numeradas de forma consecutiva (Tabela 1, Tabela 2) ao longo do texto. O alinhamento da tabela deve vir centralizado e não se utilizam grades laterais.

Figuras: em formato JPG ou TIFF, com resolução mínima de 300dpi, devem estar inseridas ao longo do texto.

Conclusão: descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.

SISGEN, Comitê de ética, PLATAFORMA BRASIL: se necessário.

Referências: citar todas as mencionadas no texto, conforme normas da Revista Agropecuária Catarinense (RAC).

Agradecimento: informar a instituição de fomento/remuneração ou colaborador do projeto.

O tamanho total do arquivo para submissão na plataforma deve menor que 3 MB.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Caso necessário foram obtidas autorizações de pesquisa foram obtidas junto ao SISGEN, Comitê de ética, PLATAFORMA BRASIL, etc.
  7. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Para mais informações sobre o evento entre em contato com:

Humberto Bicca Neto

Especialista
Epagri/Departamento Estadual de Planejamento
E-mail: humbertoneto@epagri.sc.gov.br