Última alteração: 2023-10-18
Resumo
A qualidade da forragem oferecida aos animais possui relação direta com produto final buscado, já que a pastagem é a base da alimentação de ruminantes. Neste trabalho verificou-se como a altura de manejo das forragens se relaciona com a qualidade da mesma. A partir de informações coletadas em propriedades leiteiras de SC nos anos de 2020 a 2022 verificou-se que a altura pode ter correlação com a qualidade das forragens. Gramíneas do Gênero Cynodon tendem a ter uma qualidade diminuída (menor teor de proteína bruta e maior teor de fibra) à medida que a altura de pastoreio aumenta num intervalo entre 13 e 50 cm. Essas informações subsidiarão recomendações técnicas para que produtores possam oferecer um pasto de melhor qualidade aos animais e assim, aumentar a eficiência técnica do seu sistema produtivo.
Palavras-chave
Referências
FERNANDES, C.O.M.; VALOIS, C.M. Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável. Florianópolis: Epagri, 2021, 76p. (Epagri. Boletim Técnico, 199).
GENRO, T.C.M; SILVEIRA, M.C.T. Uso de alturas para ajuste de carga em pastagens. Bagé: EMBRAPA Pecuária Sul, 2018, 17p. (Comunicado técnico 101).
JOCHIM, F.; SILVA, P.A.P.; PORTES, V.M. Utilizando a altura do pasto como ferramenta de manejo de pastagens. Agropecuária Catarinense, 31(2), 42–44. 2018.
HILL, G.M; GATES, R.N.; WEST, J.W.; BURTON, G.W. Tifton 85 bermudagrass utilization in beef, dairy,and hay production. Disponível: Workshop sobre o potencial forrageiro do gênero Cynodon, 1996, Juiz de Fora. Anais: Juiz de Fora: Embrapa-CNPGL, 1996.