Última alteração: 2023-10-05
Resumo
A carne e o leite bovino brasileiro são produzidos em sua maioria através da exploração extensiva de pastagens, pouco diversificadas e consequentemente degradadas pelo manejo incorreto. Em regiões como o Sul do Brasil, a frequência das precipitações pluviométricas favorece a erosão hídrica e a lixiviação de nutrientes, principalmente em ecossistemas de pastagens com deficiência de cobertura de solo e frágil sistema radicular. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes plantas de cobertura em atenuar a perda anual de água por escoamento superficial. Paralelamente, o efeito das espécies no aporte de biomassa no sistema foi estudado. O Amendoim-forrageiro promoveu os maiores benefícios no aporte de biomassa no sistema e consequentemente na atenuação da perda anual de água por escoamento superficial, o que reflete seu potencial para otimização na utilização da água da chuva.
Palavras-chave
Referências
ANDRADE, C. M. S. de; GARCIA, R.; VALENTIM, J. F.; PEREIRA, O. G. Productivity, utilization efficiency and sward targets for mixed pastures of marandugrass, forage peanut and tropical kudzu. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 41, n. 3, p. 512-520, mar. 2012.
BARBOSA, R.A. Mortalidade de plantas forrageiras em pastagens nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil - Introdução ao problema. In: BARBOSA, R.A. (Ed.) Morte de pastos de braquiárias Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 2006, p.15-22.
FAVARETTO, N.; COGO, N. P.; BERTOL, O. J. Degradação do solo por erosão e compactação. In: LIMA, M. R. (Ed.). Diagnóstico e recomendações de manejo do solo: aspectos teóricos e metodológicos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, 2006. p. 255-292.
SILVA, G.L.S; CARNEIRO, M.S.S.; FURTADO, F.M.V.; SANTOS, F.J.S.S.; SILVA, M.S.; COSTA, N.L.; MAGALHÃES, J.A. Algumas considerações sobre o sistema radicular de plantas forrageiras. PUBVET, Londrina, v. 8, n. 6, Ed. 255, Art. 1687, Março, 2014.