Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 3º WorkPec - Construindo o Futuro da Pecuária

Tamanho da fonte: 
Índices zootécnicos do rebanho bovino da Epagri – Estação Experimental de Lages
Natália Floriani da Silva, Vanessa Ruiz Fávaro

Última alteração: 2024-10-09

Resumo


O objetivo do trabalho foi comparar os números obtidos com aqueles provenientes de sistema tradicional de cria realizado na Serra Catarinense. Para isso foram levantados dados referentes aos índices zootécnicos da Epagri- Estação Experimental de Lages, em relação à estação de monta de 2021, na qual realizou-se protocolo de IATF. Obteve-se índices como taxa de natalidade de 67%, peso ao desmame de 248 kg e taxa de mortalidade de 2,8%. Aspectos  esses que demonstram índices superiores aos da cria tradicional. Salientando assim, por essa superioridade, a influência e importância da utilização de boas técnicas e tecnologias de manejo aplicadas no desenvolvimento do rebanho.

Palavras-chave


Bovinocultura de corte; desempenho animal; IATF; reprodução.

Referências


ARAÚJO, A. C. R. et al. Indução à puberdade em novilhas. In.: COLÓQUIO ESTADUAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR & CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR. Anais... Brasil, Goiás, 2018


BERETTA, V.; LOBATO, J. F. P.; MIELITZ NETTO, C. G. Produtividade e eficiência biológica de sistemas de produção de gado de corte de ciclo completo no Rio Grande de Sul. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 31, n. 2 suppl, p. 991–1001, abr. 2002.


PINTO, C.E.; GARAGORRY, F.C.; COSTA JR., N.B.; BALDISSERA, T.C. (Orgs.). Pecuária de corte: Vocação e inovação para o desenvolvimento catarinense. Florianópolis: Epagri, 2016.



Texto completo: PDF