Última alteração: 2023-11-06
Resumo
Em Santa Catarina grande parte da produção leiteira é a base de pasto, sistema que, quando bem manejado, conhecendo a produção e qualidade das forragens, apresenta alta produtividade e rentabilidade, desde que se tenha. Neste projeto, analisou-se a qualidade das forragens de inverno em cultivo único e/ou sobressemeadas sob pastagens perenes de verão, nas unidades de referência tecnológica (URTs) que fazem parte da pesquisa participativa do Programa de Pecuária da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Entre junho e novembro de 2020 a 2022 foram coletadas e analisadas 285 amostras. Observou-se médias de proteína bruta (PB) acima de 20%, de Fibra em Detergente Neutro (FDN) abaixo de 55% e de Fibra em Detergente Ácido (FDA) abaixo de 40%. Esses resultados contribuirão para o melhor manejo e balanceamento das dietas de animais para se alcançar melhor eficiência na atividade.
Palavras-chave
Referências
FERNANDES, C.O.M.; VALOIS, C.M. Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável. Florianópolis: Epagri, 2021, 76p. (Epagri. Boletim Técnico, 199).
NASEM (National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine). Nutrient Requirements of Dairy Cattle. 8th rev. ed. The National Academies Press, 2021.