Última alteração: 2023-10-18
Resumo
A alta produção por hectare na produção leiteira é alcançada com um bom manejo de pasto, desde que uma combinação de espécies seja utilizada considerando as condições climáticas ao longo do ano. Neste projeto analisou-se a qualidade das forragens de diferentes combinações de espécies ao longo do ano de 495 pastos de propriedades leiteiras, que fazem parte do Programa de Pecuária da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) nos anos de 2020 a 2022. Observou-se que há uma variedade de espécies cultivadas nas diferentes estações e mesorregiões e que combinadas, ao longo do ano ofereceram uma boa média de qualidade, com valores de proteína bruta superando 18%. Esses resultados subsidiam técnicos e produtores para uma visão geral da produção a base de pasto no estado, auxiliando as recomendações e decisões de manejo para a eficiência do sistema.
Palavras-chave
Referências
FERNANDES, C.O.M.; VALOIS, C.M. Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável. Florianópolis: Epagri, 2021, 76p. (Epagri. Boletim Técnico, 199).
JOCHIM, F.; SILVA, P.A.P.; PORTES, V.M. Utilizando a altura do pasto como ferramenta de manejo de pastagens. Agropecuária Catarinense, 31(2), 42–44. 2018.
MITTELMANN, A. Principais espécies forrageiras. In: PEGORARO, L. M. C. (Ed.). Noções sobre produção de leite. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2006. 153 p.
NASEM (National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine). Nutrient Requirements of Dairy Cattle. 8th rev. ed. The National Academies Press, 2021.