DISTRIBUIÇÃO DE PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE TIFTON 85
Felipe Jochims
Última alteração: 2023-10-11
Resumo
A produção animal a base de pasto é a forma mais eficiente para reduzir o custo de produção. Nesses sistemas, o planejamento forrageiro é uma etapa organizacional de extrema importância para ajustar a demanda de forragem com a capacidade produtiva da propriedade. Assim, o conhecimento do potencial produtivo da forragem mais utilizada nos sistemas produtivos de leite ganha importância. Para isso foi avaliado em Chapecó CEPAF uma pastagem de Tifton 85 por quatro anos consecutivos, com avaliações a tempo fixo para capturar inclusive a produtividade no inverno. A produção média de forragem por ano foi de 22,8t/ha de MS e distribuída com as máximas produções de novembro a janeiro e as menores produções em julho e agosto.
Palavras-chave
pastagem perene, planejamento forrageiro, curva produtiva, cynodon sp.
Referências
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE SOLOS. Solos do Estado de Santa Catarina. Rio de Janeiro: Embrapa/CNPS 2006, 745p.
JOCHIMS, F., SILVA, A.W.; PORTES, V.M. Espécies forrageiras mais utilizadas em pastagens na Região Oeste de Santa Catarina. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v.30, n.3, set./dez. 2017.
MACDONALD, K.A.; PENNO, J.W.; LANCHASTER, J.A.S.; et al. Efeito da taxa de lotação na produção de pastagens, produção de leite e reprodução de vacas leiteiras em sistemas baseados em pastagens. Journal of dairy Science, 91, 2151-2163, 2008.
MILLIGAN, K.E.; BROOKES, I.M.; THOMPSON, H.J. Feed planning on pasture. IN: MARTIN L.C.T. Nutrição mineral de bovinos. São Paulo: Nobel, 1993, 173p.