Última alteração: 2023-10-17
Resumo
Na região de Curitibanos, a disponibilidade de forrageiras no inverno e durante o vazio forrageiro outonal é limitada. A produção de pastagens depende principalmente de aveia e azevém, tornando vital a diversificação com espécies que possam otimizar a distribuição da forragem. Uma alternativa é o uso do trigo para pastejo, adequado para os estados do sul. Assim, este estudo objetivou determinar parâmetros de produção, como crescimento diário e composição da forragem, folhas, colmos e material morto. Além disso, a importância da escolha de novas cultivares e do manejo adequado da pastagem, visando o maior acúmulo de folhas na massa de forragem. O trigo para pastejo é viável tanto na lotação rotacionada quanto na contínua, sendo que pastagens mantidas a 20 cm de altura demonstraram alta produção total e pastagens com 25 cm de altura de resíduo de 15 cm ótima relação entre massa de folhas e de colmos. Como o manejo da altura do pasto interfere nas características estruturais, foram testadas quatro alturas, simulando a lotação contínua e a intermitente.
Referências
BORTOLINI, P.C.; CARVALHO, P. C. F.; DE MORAES. A.; SANDINI, I. Cereais de inverno submetidos ao corte no sistema duplo propósito. Revista Brasileira de Zootecnia, v.33, n.1, p.45-50, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbz/a/GpmpQdKkWQtyPk6VbxbM5Hm. Acesso em: 20 de Set. 2023.
FACCO, F. L. B.; FACCO, J. N. M.; MACHADO, J. M.; SILVEIRA. D. Consorciações alternativas para cultivar TBIO Lenox (Triticum aestivum L.) exclusive para pastejo. 22º de dezembro de 2020. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/452. Acesso em: 20 de Set. 2023.
FERREIRA, D. F. Sisvar: A computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, 35:1039-1042, 2011.
WENDT, W.; CAETANO, V. da R.; GARCIA, C. A. N. Manejo na cultura do trigo com finalidade de duplo propósito-forragem e grãos. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2006. 2 p. (Embrapa Clima Temperado, Comunicado técnico, 141). Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/31102/1/Comunicado-141.pdf. Acesso em: 22 de Set. 2023.